No entanto, o sistema de ensino brasileiro pretende remover o processo lúdico da educação infantil. Com isso, o potencial das crianças de como pensar e agir, além do desenvolvimento da imaginação e da criatividade pode ser afetado.
A importância das brincadeiras na infância Um dos principais fatores que vem prejudicando as crianças na fase escolar é a retirada das rotinas de brincadeiras e a substituição de objetos ou materiais pelo apoio da tecnologia avançada.
Em outras palavras, está comprovado cientificamente que o período de recreação das crianças está ligado ao desenvolvimento da atenção, memória, imitação e a concentração dos pequenos que frequentam as creches.
As crianças de hoje em dia estão evoluindo rápido, isso é inegável. Porém, elas precisam ter um espaço para brincar e conviver com outras crianças de sua idade, ativando os estímulos mentais como a criatividade e a imaginação.
Existem campanhas com apoio ao lúdico na aprendizagem, ressaltando modalidades como forma de aprendizagem, dentre elas estão exercícios, jogos, leitura e brincadeiras que contribuem para a saúde física e mental das crianças.
No estímulo de jogos e brincadeiras, podem aparecer situações de disputas ou competições entre as crianças participantes. Algo muito relacionado ao senso de respeito ao adversário e sempre respeitar o próximo.
Ao retirar essa atividade da grade escolar, esse aprendizado será um estudo mais complexo e perderá um ótimo conteúdo prático que abrange na formação das crianças, atingindo até nos sentidos e convívio em sociedade.
Ambos os processos são fundamentais para a evolução da fase mental, tanto de crianças para adolescentes, adultos e velhice. No entanto, os materiais atribuídos entre as escolas atualmente são divididos entre o Didático e o material Prático.
A base da formação das crianças está ligada ao contato, fala, imitação e observação do ambiente em que está ao seu redor. A atenção, os ouvidos, tudo está agregado ao conjunto de habilidades físicas e motoras que serão desenvolvidas por cada criança.
Para evoluímos, é necessário ter o processo prático, ou seja, em outras palavras, é de extrema importância o procedimento lúdico na educação infantil. Assim como o processo de leitura, exercícios práticos também são essenciais para a compreensão de informações até a habilidade lógica de nosso raciocínio.
O procedimento de recreação lúdica na educação infantil é muito importante para formação de diversos aspectos físicos e mentais para cada ser.
Cada pensamento e senso de enxergar a realidade está relacionado aos desenvolvimentos sensoriais do cérebro, ou seja, ao retirar esse processo de aprendizado, o governo estará influenciando diretamente na formação do ensino fundamental entre as escolas.
Para finalizar, podemos concluir que os procedimentos lúdicos nas escolas são fundamentais para a formação das crianças. Os estímulos naturais do cérebro são desenvolvidos através do convívio e brincadeiras entre os pequenos que frequentam as creches, e os resultados são significativos, com intuito de reduzir a dificuldade na aprendizagem.